Manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel

DADOS INICIAIS. maioria dos municípios não possui um plano de arborização urbana. Como elaborar um Plano Diretor de Automação? Sobre o Plano Diretor de Arborização para Macapá jamais, se deve elaborar qualquer tipo de plano setorial alheio ao Plano Diretor da cidade. da Cultura, para a elaboração do Plano de Mobilidade do Munícipio de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel Telêmaco Borba, Paraná. Plano Diretor de Arborização do Município de Londrina.

Nesta etapa dos relatórios e produtos finais consideram-se as recomendações contidas no Manual para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana definido pelo Comitê de Trabalho. DADOS INICIAIS. analisar a arborização viária na área central da cidade de São Pedro do Sul, RS, e elaborar uma proposta para reordenar a paisagem urbana. O alvo de um plano diretor é fazer a vida urbana mais confortável, aproveitável, manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel segura, além de fornecer um terreno manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel propício manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel ao crescimento econômico da cidade.B. Qual é o conteúdo mínimo exigido de um plano diretor?

Fica instituído o Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade de Porto Velho, um instrumento de planejamento municipal manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel para a implantação da Política de produção, plantio, preservação, conservação, manejo e expansão da arborização na cidade. Em setembro de , a Smam lançou a edição revisada e ampliada do Plano Diretor de Arborização Urbana. São Paulo tem um novo Plano Diretor mais humano que aproxima emprego e moradia, reequilibrando a cidade. de expansão urbana e de. Art.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula. É nesse contexto que a terceira edição do Manual de Arborização Urbana da Prefeitura de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel São Paulo se insere, tornando-se um impor-tante instrumento de difusão, orientação e sensibilização para a importância e o papel das árvores em nossa cidade, sobretudo como um dos componentes fundamentais na regulação do clima, na.Copel e a arborização de vias públicas. O planejamento consiste da produção de um documento escrito chamado Plano de Arborização Urbana, contendo respostas para questões como: Por que [HOST] Para tanto, é necessário elaborar um Plano Municipal de Arborização Urbana, a fim de nortear a escolha das mudas e seu manuseio, com o consequente tratamento de podas dos galhos, manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel com o fito de não atrapalhar os fios elétricos que cortam a cidade. Oct 12,  · II - Legítima a pretensão do Ministério Público de compelir o Município de Teresina a elaborar, em conformidade com o que dispõe lei municipal respectiva, plano diretor de arborização urbana, máxime diante das notícias de poda irregular de árvores realizadas na municipalidade, suprindo omissão do Poder local. Assim, o nível de complexidade de cada plano diretor varia de acordo com as características locais e regionais. Em caso negativo, a Informar se o município possui Plano Diretor, diretrizes de Zoneamento do uso do solo urbano (setorização das áreas.

Apr 15, · AÇÕES DE PLANEJAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA XVII. O Plano de Arborização Urbana deve estabelecer normas sobre o plantio e a conservação de árvores nos logradouros públicos da cidade e deve abranger, pelo menos. A.

É fundamental que o PDP estabeleça as diretrizes e manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel os mecanismos para que a propriedade urbana ou rural cumpra a. Rio de Janeiro, manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel Plano Diretor Estratégico. PLANO DIRETOR INDUSTRIAL: PARA A ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUFRAMA (COGEC) de elaborar diretrizes para orientar as ações da Autarquia manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel no setor industrial nos próximos anos, até A condição atual da atividade industrial, considerada no âmbito do Polo. recursos para a realização de todo o plano. Trata-se da vegetação mais próxima da população urbana, e, também, da que mais sofre com a falta de planejamento dos órgãos públicos e com a falta de conscientização ambiental. Decreto de , Plano emergencial de arborização de Londrina.

2º- A implementação do Plano Diretor de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel Arborização Urbana. plano diretor de arborizaÇÃo urbana e paisagismo – pdaus Aqui será publicada uma minuta inicial desenvolvida por técnicos da Prefeitura e que passará por um processo de participação de entidades e cidadãos antes de seu fechamento. Art. Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana. Por que fazer Plano Diretor Participativo A elaboração (ou revisão) do Plano Diretor suscita uma rica discussão sobre o futuro dos municípios (consi- obrigatoriedade de elaborar o Plano Diretor Participativo e o Estatuto da Cidade. III - Remessa oficial a. procedimental a ser seguido para elaboração de um plano diretor.

Essa publicação Plano Diretor Participativo - Guia para a manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel Elaboração pelos Municípios e Cidadãos é um dos instrumentos utilizado pelo Ministério das Cidades para a capacitação para elaboração de Planos Diretores Municipais. Plano diretor de arborização urbana - Modelo J. Art. primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Art. "Se não obtivermos resposta, o Poder Legislativo tomará as medidas para elaboração dos mesmos", afirma vereador Pedralli cobra criação dos planos cicloviário e de arborização urbana em Marechal Rondon — Câmara Municipal.

Parágrafo único. Plano Diretor de Arborização Urbana de Mandaguari elaborado pela equipe da CICLO - Gestão Ambiental. A elaboração do PLANO DIRETOR exige o completo conhecimento da realidade, assim como familiaridade com as expectativas da população.obrigação de não fazer, enquanto não for aprovado o plano manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel diretor, quando obrigatório, nos termos do art.

Apesar de Salvador contar com áreas verdes significativas, a arborização das vias públicas é precária; por isso, este esforço, através do Plano de Arborização Urbana e deste manual para. Tweetar. Portanto, faz-se. elaboramos os planos diretores de drenagem urbana, de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade.

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Baby & children Computers & electronics Entertainment & hobby Fashion & style Food, beverages & tobacco Health & beauty Home Industrial & lab equipment Medical equipment Plano Diretor Municipal - PDM Sarandi - PR. orçamentárias para implementação da política urbana. Esperamos com a implantação do Plano Integrado de Arborização Urbana de Timóteo – PIAU: Redução dos cortes irregulares; Substituição de espécies que não são indicadas para área urbana ; Redução da disposição inadequada de resíduos em via pública ; Redução dos custos manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel com limpeza urbana não programada ;. Apresenta o processo de elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Porto Velho, com destaque para a metodologia participativa com envolvimento de diversos atores da sociedade e para a abordagem de sustentabilidade adotada nas atividades propostas no plano. A implementação do Plano Diretor de Arborização Urbana, ficará a. plano diretor de arborizaÇÃo urbana e paisagismo – pdaus Aqui será publicada uma minuta inicial desenvolvida por técnicos da Prefeitura e que passará por um processo de participação de entidades e cidadãos antes de seu fechamento. Arborização de cidades e rodovias.

extraÍdo do diário oficial municÍpio de goiÂnia plano diretor de arborizaÇÃo - instruÇÃo normativa n 30, extraÍdo do diÁrio oficial n de 30 de setembro de instruÇÃo normativa nº 30, de 05 de. O Município deverá, no prazo de até (cento e oitenta) dias, contados da entrada em vigor desta Lei, apresentar ao COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente), para análise, as propostas do Guia de Produção e Plantio de Mudas, Manual de Arborização Urbana, Manual Técnico de Poda e Manual de Transplantio do Município. 1º- Fica instituído o Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade de Manaus manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel - PDAU, um instrumento de planejamento municipal para a implantação da Política de produção, plantio, preservação, conservação, manejo e expansão da arborização na cidade. Para tanto, a metodologia foi dividida em cinco etapas: inicialmente, os componentes urbanos foram identificados – rede elétrica e. elaboramos os planos diretores de drenagem urbana, de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade.

São elas: vamos para o Rio de Janeiro que alterou o perfil e vocação de regiões somente para satisfazer a indústria da construção civil. Copel e a Arborização de Vias Públicas Daí a necessidade de que o Plano Diretor do Município inclua o Plano de Arborização Urbana. manual para elaboração do plano municipal de arborização urbana. II - Legítima a pretensão do Ministério Público de compelir o Município de Teresina a elaborar, em conformidade com o que dispõe lei municipal respectiva, plano diretor de arborização urbana, máxime diante das notícias de poda irregular de árvores realizadas na municipalidade, suprindo omissão do Poder local. V - elaborar, divulgar e manter atualizado o Guia de Produção de Mudas, o Manual de Arborização Urbana, o Manual Técnico de Podas e o Manual de Transplantio do Município, além de outros materiais instrutivos que se manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel fizerem necessários; VI - compartilhar manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel ações públicas e privadas para manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel viabilizar a implantação.

2 Relações dos locais a ser plantados XVII Cadastro de Arborização XVII Divulgação para Arborização XVII Parcerias em projetos e ações de arborização urbana XVII que diz respeito à arborização urbana. Histórico O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado para o município de Pontal do Paraná é um importante instrumento de planejamento municipal e, considerando os aspectos inovadores nele contidos, certamente será marco referencial para o manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel desenvolvimento de municípios cujas particularidades fisiográficas o tornem Especial, como é o caso do município de Pontal do Paraná. Um plano diretor inclui quase sempre instalações de transporte público, bem como áreas de recreação, escolas e facilidades comerciais. 2º - A Câmara Técnica Temporária tem como atribuições estudar e estabelecer regras para a elaboração do Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana. O Plano de Arborização Urbana tem como objetivo orientar as prefeituras municipais na execução de implantação e manutenção das árvores nas cidades.

Belo Horizonte: IEF, p. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO Manual Técnico de Arborização Urbana. Categories. A arborização de vias públicas, objeto deste Guia, refere-se às árvores plantadas linearmente nas calçadas ao longo de ruas e avenidas. manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel PDF | RESUMO A arborização das cidades brasileiras é marcada por manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel falta de planejamento que resulta em um cenário de conflitos e baixa qualidade ambiental do espaço urbano. Discutir e elaborar propostas para construção do Plano Diretor de Arborização Urbana e submetê-lo ao Poder Legislativo. incentivo a soluções projetuais de gentileza urbana para melhoria do espaço público, vinculadas à possibilidade de acréscimo de área às edificações sem ônus monetário; VI - a ampliação da arborização.

As rvores so objeto de minha admirao desde a infncia. Apr 15,  · Modelo que considero ideal para diretriz de um plano diretor municipal. Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana Página 6/18 2 ESTRUTURA DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA A seguir são apresentados, de forma detalhada e propositiva, os itens básicos que devem estar contemplados no Plano Municipal de Arborização Urbana a ser elaborado pelo município. Apresenta o processo de elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Porto Velho, com destaque para a metodologia participativa com envolvimento de diversos atores da sociedade e para a abordagem de sustentabilidade adotada nas atividades propostas no plano. Art. manual para elaboração do plano municipal de arborização urbana.

É nesse contexto que a terceira edição do Manual de Arborização Urbana da Prefeitura de São Paulo se insere, tornando-se um impor-tante instrumento de difusão, orientação e sensibilização para a importância e o papel das árvores em nossa cidade, sobretudo como um dos componentes fundamentais na regulação do clima, na. Das negociações decorrentes resultará . Jan 29,  · O plano diretor de desenvolvimento urbano é o instrumento básico da política urbana no Brasil, ainda que não tenham mais de vinte mil habitantes terão que elaborar um PDDU.

As rvores so objeto de minha admirao desde a infncia. by karla5medeiros-4 11 COPEL — Companhia Paranaense de Energia Figura 5 — Pátio da Serraria Vitória, de onde saíram as madeiras para Foi utilizado como referência o Manual Para Elaboração do Plano Munici-pal de Arborização. Manual para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Diretrizes para elaboração de um Plano Diretor Físico Hospitalar: o caso do complexo hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel – A pesquisa tem como objetivo geral elaborar as diretrizes que nortearão o Plano Manual para elaboração de projetos de edifícios de saúde na cidade do Rio de Janeiro. Em setembro de , a Smam lançou a edição revisada e ampliada do Plano Diretor de Arborização Urbana. Manual zz. As cidades brasileiras são muito diferentes umas das outras.

E, para isso, uma das ferramentas legais é o plano diretor de arborização urbana, um documento com força de lei, por. Para a identificação das espécies utilizou-se o método comparativo, em que todos os indivíduos foram registrados por fotografia e posteriormente comparados com bibliografias e manuais tais como o Manual de Arborização . Portanto, discutir um Plano de Arborização passa primeiramente pela discussão do espaço urbano, da reorganização da engenharia de trafego, da valorização do pedestre, na redução da. Jun 04,  · manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel veja grátis o arquivo aula plano diretor de natal enviado para a disciplina de tÍtulo i \u da polÍtica urbana tÍtulo ii \u do uso e ocupaÇÃo do solo tÍtulo iii \u do sistema de Áreas verdes e arborizaÇÃo urbana tÍtulo iv \u da polÍtica de mobilidade urbana tÍtulo iv \u dos instrumentos manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel para a gestÃo urbana 5/5(4). 2º. RESOLUO COMAM n , de 25 de maro de Dispe sobre o Plano Diretor de Arborizao Urbana de Altamira PA.

Com o intuito de elaborar um conjunto de técnicas evitando transtornos a longo prazo e intervenções posteriores, este manual apresenta diretrizes para a formulação e implantação de um projeto de arborização urbana de maior qualidade para o município de Arujá e todos os cidadãos. Este trabalho está sendo realizado em conjunto com a Revisão do Plano Diretor Municipal e a elaboração da Planta Genérica de Valores e do Plano de Arborização Urbana, objetos do mesmo contrato. Jan 27,  · Plano Diretor é um instrumento de governo, de caráter político e que deve ser processual e permanentemente pactuado, capaz de compatibilizar, no interesse coletivo, os instrumentos públicos e privados e distribuir com justiça os benefícios e os ônus do processo de urbanização. O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a. Com essa visão procuramos o apoio da concessionária de energia elétrica, parte interessada na arborização da cidade, para que pudéssemos elaborar o PDAU, ou seja, o Plano Diretor de Arborização Urbana. Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia (AMMA, ). Propostas do plano diretor. Conceito de Zona Urbana pelo Código Tributário Nacional - Lei Federal nº , de 25 de outubro de (artigo 32 parágrafo 1º, incisos I a IV e parágrafo 2º).

Pular para o conteúdo Manual para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana. primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Este foi o objetivo de mais uma reunião do Comitê de Arborização Urbana, realizada esta semana na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). Aprovada no manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel dia 30 de junho de e sancionada em 31 de julho pelo prefeito Fernando Haddad, a nova lei (/) traz uma série de diretrizes para orientar o desenvolvimento e o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos. Trata-se de um documento de fundamental importância para a preservação da vegetação da capital e da qualidade de vida, na medida em que traça as diretrizes e normas para a escolha das espécies, plantio, poda e extirpação de árvores. 3º - A Câmara Técnica Temporária será composta por um representante de cada uma das seguintes entidades: I – Secretaria.

Para a implantação de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel planos municipais de arborização urbana, os municípios justificam dificuldades devido a falta de profissionais capacitados no tema, bem como de mudas em tamanho padrão para plantios em calçadas no mercado paranaense. Novembro - Com a chancela da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a publicação é uma das primeiras regulamentações do Plano Diretor de Arborização Urbana (Lei Municipal. Plano Diretor de Belo Horizonte MG - Aprova o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte e dá outras providências. Plano Diretor de Arborizao Urbana de Campo Grande, MS P r e f e i t u r a d e Campo Gr an de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel ii Mensagem do Prefeito com grande satisfao que apresento sociedade campo-grandense o Plano Diretor de Arborizao Urbana de Campo Grande. Lei nº , de 30 de dezembro de Publicada no Jornal Oficial nº Decreto nº , de 12 de março de - Publicado no Jornal Oficial nº .

Com essa visão procuramos o apoio da concessionária de energia elétrica, parte interessada na arborização da cidade, para que pudéssemos elaborar o PDAU, ou seja, o Plano Diretor de Arborização Urbana. Trata-se de tema 5/5(13). Pular para o conteúdo Manual para elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Para elaboração de um PDA, sob o aspecto tecnológico, devemos pensar no que há de melhor e mais atual em termos de tecnologia, isso garante o investimento ao longo do tempo e protege o investimento. com a revisão do Plano Diretor, manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel a elaboração do Plano de da Planta Genérica de Valores, objetos do mesmo contrato. A vegetação de uma cidade também passa por planejamento e manutenção. A partir. LEI Nº manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel / Dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Salvador.

se enquadra na obrigatoriedade de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Tramandaí/RS, devendo, para esse fim, além do contexto local, considerar suas relações com o conjunto de municípios que compõe a região, no qual se encontra inserido. , § 1º, da Constituição Federal e dos artigos 41 e 50 da Lei nº / Sendo o instrumento básico para a política de desenvolvimento e de expansão urbana (art. Várias cidades já produziram o seu Plano de Arborização na Amazônia, a experiência de Belém, que produziu um Manual de arborização, publicado manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel inclusive pelo Ministério do Meio Ambiente; Manaus que organizou através do Plano Diretor uma proposta para redução do déficit; e outras experiências como de Rio Branco no Acre, e Vilhena.1 Formação da equipe responsável pelo projeto XVII. 4 1 MANUAL PARA ELABORACAO DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA INTRODUÇÃO A Arborização Urbana, também chamada de Florestas Urbanas, inclui os diversos espaços no tecido urbano passíveis de serem trabalhados com o elemento árvore, tais como: arborização de ruas, praça, parque, jardim, canteiro central de ruas e avenidas e margens de corpos d água. Esta proposta servirá de elemento base para discussão nas oficinas propositivas.

Em setembro de a resolução do COMAM nº 05 de foi publicada no Diário Oficial de Porto alegre a formatação manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel legal e oficial do Plano Diretor de Arborização Urbana da nossa capital. Vale lembrar que o planejamento manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel é um processo. O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM, no uso das competncias que lhe confere a Lei Municipal n , de 26 de maro manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel de , e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, e Considerando o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel; Considerando que os critrios para a arborizao. Não obstante, a legislação exige um conteúdo mínimo para todos os planos diretores.

Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana Página 6/18 2 ESTRUTURA DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA A seguir são apresentados, de forma detalhada e propositiva, os itens básicos que devem estar contemplados no Plano Municipal de Arborização Urbana a ser elaborado pelo município. O Plano Diretor deverá usar dos instrumentos manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel previstos no Estatuto da Cidade os que mais ampliem as condições favoráveis ao financiar o desenvolvimento territorial do Município. Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná (APEF, COPEL, CREA-PR, EMBRAPA-FLORESTAS, IAP, EMATER, MP-PR, SANEPAR) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA Paraná Maio/ Organização Paula Broering Gomes Ministério Público do Estado do Paraná – MP-PR Autores Alberto Barcellos. Vale lembrar que o planejamento é um processo dinâmico, e, que, mesmo nas cidades com arborização previamente planejada, a avaliação tem de ser constante para um possível replanejamento. Há apenas regras mínimas a serem escopo elaborar o plano diretor, inicia suas atividades com a leitura do espaço urbano, buscando compreender seus conflitos, desigualdades e entraves para um desenvolvimento mais justo e equilibrado. Art.

Trata-se de um documento de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel fundamental importância para a preservação da vegetação da capital e da qualidade de vida, na medida em que traça as diretrizes e normas para a escolha das espécies, plantio, poda e extirpação de árvores. Resolução Recomendada nº , de 07/06/ manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel - Recomenda a adoção do Coeficiente de Aproveitamento Básico como princípio balizador da política fundiária urbana municipal, a ser utilizado por todos os municípios. 3 sumÁrio lista de figuras 4 lista de siglas e abreviaturas introduÇÃo bases conceituais bases de dados paticipaÇÃo popular meios de participaÇÃo formas de divulgaÇÃo interaÇÃo entre equipes composiÇÃo e atribuiÇÕes das equipes de trabalho equipe tÉcnica municipal comissÃo de acompanhamento do plano diretor equipe tÉcnica contratada treinamento da equipe tÉcnica municipal. O Plano de manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel Arborização Urbana tem como objetivo orientar as prefeituras municipais na execução de implantação e manutenção das árvores nas cidades. Plano Diretor de Arborizao Urbana de Campo Grande, MS P r e f e i t u r a d e Campo Gr an de ii Mensagem do Prefeito com grande satisfao que apresento sociedade campo-grandense o Plano Diretor de Arborizao Urbana de Campo Grande. A partir.

Este Plano Municipal de Arborização Urbana do Município de Vitorino serve para definir as diretrizes do planejamento, promover a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano e qualidade de vida, integrar e envolver a população, visando a manutenção e a preservação da arborização urbana. Em setembro de a resolução do COMAM nº 05 de foi publicada no Diário Oficial de Porto alegre a formatação legal e oficial do Plano Diretor de Arborização Urbana da nossa capital. III manual para elaborar plano diretor de arborização urbana copel - Remessa oficial a.

Para tanto, é necessário elaborar um Plano Municipal de Arborização Urbana, a fim de nortear a escolha das mudas e seu manuseio, com o consequente tratamento de podas dos galhos, com o fito de não atrapalhar os fios elétricos que cortam a cidade. Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana 11 elaborar o Plano de Arborização Urbana a partir de seus próprios recursos humanos e materiais.


Comments are closed.